Como entender a harmonia da face ?

Primeiramente, lembremos de como é um rosto harmônico.

Nosso rosto é dividido em 3 partes no sentido vertical. A linha do cabelo, a da sobrancelha, a base do nariz e o queixo delimitam os terços que são proporcionais (1:1:1). (Fig. 1)

 


Os lábios são essensiais para a harmonia do rosto. Quando em repouso, o lábio superior deve enconstar no lábio inferior (Fig. 2) ou formar um espaço que não ultrapasse 3 mm. Os incisivos superiores ficam expostos de 1 a 3 mm e ao sorrir, os incisivos devem aparecer completamente.(Fig. 3)

A mordida normal depende da posição correta dos dentes no maxilar superior e inferior. O encaixe entre os arcos depende da relação entre os caninos (presas) e os primeiros molares. Normalmente, a linha média dos dentes coincide com a linha média da face, e os dentes inferiores encaixam-se por dentro dos superiores.(Fig. 3)

 


O nosso perfil também é importante. Vamos localizar alguns pontos para entendermos o perfil harmônico :

Ponto 1: porção mais anterior da fronte;
Ponto 2: local onde a base do lábio superior encontra a base do nariz;
Ponto 3: área mais anterior da projeção do queixo.

Imaginemos uma reta passando entre o ponto 1 e 3. Em um rosto harmônico, o ponto 2 estará 4 a 5 mm projetado à frente desta reta.

 


No rosto do prognata, o ponto 2 localiza-se à esquerda da reta (Fig. 5). Quanto maior a distância entre o ponto e a reta, maior a concavidade do rosto, lembrando, comparativamente, uma "meia -lua".


No rosto retrognata, o ponto 2 está muito à frente desta reta (Fig. 6), dando o aspecto de convexidade exagerada, lembrando uma "cara de passarinho".